Capa
VETORES
Introdução
Na Física usamos dois grupos de grandezas: as grandezas escalares e as grandezas vetoriais. São escalares as grandezas que ficam caracterizadas com os seus valores numéricos e suas respectivas unidades. São vetoriais as grandezas que se caracterizam com a indicação de seus valores numéricos, suas unidades e suas orientações (direção e sentido).
Algumas grandezas serão estudadas em dois momentos: num primeiro momento, não devemos nos preocupar com suas orientações, portanto, neste momento elas farão parte do grupo das grandezas escalares. Já num segundo momento, onde as orientações serão relevantes, elas farão parte do grupo das grandezas vetoriais. Podemos citar como exemplo de grandezas que serão estudadas nos dois aspectos, a velocidade e a aceleração.
Estudaremos a seguir as grandezas vetoriais
Orientação
A orientação de uma grandeza consiste na indicação de sua direção e seu sentido. Para que você não confunda direção e sentido, observe o exemplo abaixo. s r As retas r e s são paralelas indicando então que elas têm a mesma direção
(direção horizontal). Observe que os sentidos são indicados sobre a direção
(direita ou esquerda) indicando então que r e s têm sentidos opostos.
Vetor
O vetor reúne três características: módulo, direção e sentido.
A grandeza vetorial será representada geometricamente por um vetor. O vetor é um segmento de reta orientado (direção e sentido). A orientação de tal segmento será a mesma orientação da grandeza que ele representa e a sua dimensão será proporcional ao módulo da grandeza vetorial.
este vetor pode ser representado assim:
V = AB = (B – A) origem extremidade o módulo deste vetor pode ser representado, assim:
|V| = V = 4 µ
Adição de Vetores
Para somar vetores, podemos utilizar dois métodos: o método do paralelogramo (para a soma de dois vetores) e o método polígono (para a soma de vários vetores).
Método do Paralelogramo
Vamos somar as grandezas vetoriais a
e