CAPA DEV TRABALHO
Citologia
Histologia
Introdução a Biologia Molecular
Curitiba – 2002
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA CÉLULA
Até meados dos século XVII, a organização dos organismos era estudada somente macroscopicamente, principalmente através da anatomia. No início no século XVII, o inglês Robert Hooke (1635-1703) desenvolve um aparelho denominado de microscópio, que permitiu a descrição da estrutura celular da cortiça, um tecido vegetal de revestimento. Em 1675, Leeuwenhoek aperfeiçoa o microscópio e descobre uma grande variedade de formas de vida unicelulares. Em 1824, Dutrochet conclui que todos os tecidos, animais e vegetais, são compostos por pequenas unidades, as células. Nos anos seguintes sucessivas descobertas levaram ao conhecimento das organelas celulares e a elaboração da Teoria celular.
A teoria celular afirma que:
(1) Todos os organismos são constituídos de células.
As células são componentes fundamentais de todos os organismos vivos do planeta Terra. Cada célula dá estrutura e funcionamento ao ser vivo do qual a célula faz parte.
(2) A célula é a unidade morfológica e fisiológica dos seres vivos.
A atividade de um organismo depende do funcionamento das células individual e coletivamente; a célula é a unidade através da qual a matéria e a energia são adquiridas, convertidas, reservadas e utilizadas e na qual a informação genética é armazenada, liberada e expressa.
(3) Toda célula é originada de outra célula preexistente
A continuidade da vida tem base celular, a célula possui os mecanismos de transmissão da informação genética.
Os seres multicelulares podem ser compreendidos como uma complexa "edificação" onde células semelhantes se agrupam formando tecidos, e estes, os órgãos. Os seres multicelulares são constituídos por diferentes tipos celulares, que diferem em tamanho, forma e função. Dois fatos notáveis sobre as células devem ser observados, primeiro é a diversidade de