Anarquismo Na America Latina
Anarquismo ... na América Latina tem uma longa história, rica em ambas as lutas pacíficas e violentas manifestações de heroísmo individual e coletivo na organização de esforços de propaganda oral, escrita e prática, literárias, teatrais, experiências pedagógicas, cooperativa, comunidade, etc. Essa história nunca foi escrito na íntegra, embora existam alguns bons estudos parciais. Além disso, aqueles que escrevem o social, político, cultural, literária, filosófica, etc., O subcontinente muitas vezes ignoram ou minimizam o movimento anarquista. Há tanta ignorância sobre isso como má-fé. Alguns historiadores conhecem os fatos ou considerar o anarquismo como minoria absolutamente insignificante e ideologia marginal. Outros, no entanto, saber o que significa anarquismo na história das idéias socialistas e bem entendido sua atitude para com o marxismo, mas é por isso que eles tentam esquecer ou menosprezar-lo como o resultado de imaturidade revolucionário, utopismo abstrato, rebelião e ofício pequeno-burguês, etc.
Como todo pensamento ... se originou na Europa, a ideologia anarquista para a América Latina foi um produto importado. Apenas as idéias não são meros produtos, mas sim organismos e, como tal, tem de se adaptar ao novo ambiente e, ao fazê-lo, mudar para um maior ou menor grau. Para dizer que o anarquismo foi trazida para estas terras por imigrantes europeus é dizer o óbvio. Interpretar esse fato como um sinal de sua amostra deficiência parece um pouco estúpido. (A própria idéia de "pátria" e ideologia nacionalista vieram para nos da Europa).
Mas o anarquismo não era apenas a ideologia dos trabalhadores e das massas camponesas pobres que chegaram ao continente, sentiu enganado de sua esperança de uma vida melhor e viu mudar a opressão das antigas monarquias, no mínimo pesado das novas oligarquias republicanas . Foi logo a maneira de ver o mundo ea sociedade também adotou ainda massas indígenas autônomas do México (com