Cap 6-8
O significado mais amplo do conceito intervalo foi introduzido em Forum 7,1959 (La plus grande réalité du seuil) e em Forum 8 , 1959 (Das Gestalt gewordene Zwischen: the concretization of the in-betwenn)
A soleira é como elemento de transição e conexão, de demarcação e de encontros. Como por exemplo, a soleira de uma casa, que separa a casa de domínio privado e a rua de domínio publica. Uma criança sentada no degrau em frente a sua casa se sente segura e independente, se sente em casa e ao mesmo tempo no mundo exterior.
A soleira como intervalo é como um espaço para boas vindas e despedidas, de hospitalidade.
E é um elemento importante para o contato social. Outros tipos de intervalo como alpendres e entradas, fornecem acomodação, mas são mais trabalhosos no planejamento.
- Escola Montessor, Delf (52-56): A entrada da escola primária deveria ser um lugar confortável para espera, depedidas, e de encontro de pessoas do mesmo interesse.
-De drie Hoven, Lar para Idosos (60): Uma simples porta de duas seções pode ser o elemento que convida a uma conversa e mesmo assim põe limites nos quartos de um lar para idosos.
- Residências Documenta Urbana (61-70): Neste edifício a escada comunitária ganhou mais importância do que de costume, é uma área bem iluminada, com telhados de vidro, que serve como ponto de encontro, e brincadeira infantis, e podem ser avistadas das cozinhas dos apartamentos. Utilizada por alguns moradores como hall, parte de casa. Os alpendres de entrada aberta um pouco mais dos seus moradores ao território externo. Os espaços que seriam apenas de circulação atraem para conversas e encontros dos vizinhos do edifício.
- Cité Napoléon, Paria, 1849/M.H. Veugny (71-74): Este prédio residencial tem no centro um espaço comunitário que é como uma rua interna, com escadas e passarelas, um espaço cuidado e zelado pelos moradores.
7. Demarcações Privadas no Espaço Público
O conceito de intervalo é para eliminar a divisão rígida entre