Cap 4 Slack - Projetos
Processos de jobbing: diferencia-se dos processos de projeto por não apresentar exclusividade na utilização dos recursos, pela quantidade de produtos processados e por serem fisicamente menores. Exemplos são: engenheiros especializados, restauradores de moveis, alfaiates por encomenda. Processos em lotes: já não apresentam o mesmo grau de variedade que os de jobbing, sendo um padrão intermediário, podendo apresentar tanto lotes com menor ou maior quantidades, aumentando assim sua repetitividade. Exemplos são: produção de maquinas-ferramentas, de peças de automóveis.
Processos de produção em massa: a essência da produção em massa é a repetitividade e a previsibilidade das suas operações, apesar de haver algumas variantes entre os produtos.
Exemplos são as fabricas de automóveis, de televisão e a maior parte dos processos de alimentos
Processos contínuos: apresentam volume extremamente grandes, com variedade ainda mais baixa. Operam ininterruptamente e na maioria das vezes estão ligados à industria de base.
Serviços profissionais: baseado em pessoas. Maior parte do tempo é gasta na formulação, como o serviço será prestado. Exemplos são: advogados, cirurgiões, arquitetos, consultorias.
Lojas de serviços: há um contato, customização e liberdade de decisão intermediário.
Basicamente, os produto são padronizados, sendo a customização feita na hora da venda, para atender as necessidades do cliente. Exemplos são: bancos, agencias de viagem, restaurantes, hotéis. Serviços de massa: tempo de contato com o cliente limitado. A maior parte do valor do produto ja foi adicionada anteriormente. Divisão do trabalho precisamente estabelecida, seguindo procedimentos padrões. Exemplos são: supermercados, aeroportos, serviços de