cap 3 sandro ok
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS –CAMPUS V
DOCENTE: SANDRO CORREIA
DISCENTE: ROSIANE VIEIRA
SEMESTRE: IV
COMPONENTE: EVENTOS FUNDADORES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
FICHAMENTO
“HOBSBAWM, Eric J., A era das revoluções: Europa 1789-1848; A Revolução Francesa,4ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra 1982, cap.3”
“Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas,"explosivo económico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu”(Pg.71)
“O final do século XVIII, como vimos, foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas económicos, e suas últimas décadas foram cheias de agitações políticas, às vezes chegando a ponto da revolta, e de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo o ponto da secessão: não só nos EUA (1776-83), mas também na Irlanda (1782-4), na Bélgica e em Liège (1787-90), na Holanda (1783-7), em Genebra e até mesmo conforme já se discutiu- na Inglaterra (1779). A quantidade de agitações políticas é tão grande que alguns historiadores mais recentes falaram de uma "era da revolução democrática", em que a Revolução Francesa foi apenas um exemplo, embora o mais dramático e de maior alcance e repercussão '”(Pg. 72)
“Em terceiro lugar, entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecuménica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas ideias de fato o revolucionaram. A revolução americana foi um acontecimento crucial na história americana, mas (exceto nos países diretamente envolvidos nela ou por ela) deixou poucos traços relevantes em outras partes”(Pg 72 e 73)
“A Revolução Francesa foi, como se disse bem, "o primeiro grande movimento de ideias da cristandade ocidental que teve qualquer efeito real sobre o