Trab Thiago
MIDIAS DIGITAIS
EDUARDO SALES
TAISY DE OLIVEIRA TRINDADE
COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PROF. THIAGO BRIGLILIA
BOA VISTA – RR
2015
FACULDADE ESTÁCIO ATUAL
MIDIAS DIGITAIS
ANALISE DO DOCUMENTÁRIO “ CITIZENFOUR”, DESTACANDO OS RISCOS E VANTAGENS DE UTILIZAR A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO.
COMUNICAÇÃO SOCIAL – HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 7º SEMESTRE
BOA VISTA – RR
Analise do documentário Citizenfour, destacando os riscos e vantagens de utilizar a internet como instrumento de trabalho. A grande força de Citizenfour está nas gravações feitas no quarto de hotel de Edward Snowden, ex-funcionário da Booz Allen Hamilton, empresa de consultoria que presta serviços para a Agência Nacional de Informações (NSA) dos Estados Unidos. Em junho de 2013, diante da câmera de Poitras, em Hong Kong, Snowden revela o alcance da coleta de informações feitas pela NSA e divulga documentos classificados como secretos, fonte dos artigos publicados por Glenn Greenwald no The Guardian.
O mérito de Poitras, que não é pequeno, foi estar no lugar certo, na hora certa, preparada para ir ao encontro de uma fonte anônima que a procurou através de e-mails encriptados assinados Citizenfour, oferecendo revelar segredos da NSA.
As gravações no quarto do hotel, das quais além de Greenwald, também participa o jornalista Ewen MacAskill, repórter de defesa e informações do The Guardian, começam quando Poitras e Greenwald encontram Snowden em Hong Kong, e terminam 8 dias depois, quando Snowden sai do hotel, acompanhado de um advogado de direitos humanos, para requerer status de refugiado às Nações Unidas e entrar na clandestinidade.
Snowden, por sua vez, nos e-mails através dos quais entra em contato com Poitras, nos chatscom ela e nos depoimentos gravados nos quais Greenwald é o principal interlocutor, transmite sinceridade de propósitos, domínio das informações que está divulgando e até certa