Cap.3 Kurose
1) É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados mesmo quando roda UDP? Caso a resposta seja afirmativa, como isso acontece?
Sim. O desenvolvedor do aplicativo pode implementar mecanismos de transmissão de dados confiáveis para o protocolo da camada de aplicação.
A afirmação está CORRETA. Ainda que o UDP, como protocolo da camada de transporte, não possua a capacidade de efetuar transferência confiável, é possível implementar a confiabilidade na própria aplicação, por intermédio de algum tipo de controle de entrega e/ou sequenciamento dos pacotes enviados, e posterior troca de informações de controle de entrega entre os processos pares que formam a aplicação.
2) Suponha que o hospedeiro A envia dois segmentos para o hospedeiro B em uma conexão TCP. O primeiro segmento tem número de seqüência 90 e o segundo tem número de seqüência 110. a) Quantos dados tem o primeiro segmento? O primeiro segmento tem 20 bytes. b) Suponha que o primeiro segmento foi perdido, mas o segundo chegue a B. No reconhecimento que B envia para A, qual será o número? O número de reconhecimento será 90, pois o hospedeiro B ainda está esperando o primeiro segmento.
3) Suponha que o cliente A inicie uma sessão Telnet com o servidor S. Praticamente ao mesmo tempo o cliente B também inicia uma sessão com o servidor S. Forneça possíveis números de porta de origem e destino para:
a) Se A e B forem hosts diferentes, é possível que o número da porta de origem nos segmentos de A para S seja o mesmo daqueles de B para S? Sim, os segmentos enviados de A para S: 467->23 e os segmentos enviados de B para S: 513->23.
b) E se eles forem o mesmo host? Não.
4) Responda verdadeiro ou falso às seguintes perguntas e justifique resumidamente sua resposta: a) Com o protocolo SR, é possível o remetente receber um ACK para um pacote que caia fora de sua janela corrente? Verdadeiro. Já que é possível receber ACKs duplicados depois que a