CAP 1 Da Ral
Esse mito brasileiro diz que nós somos um povo de alegria, do calor humano, da hospitalidade, do sexo etc.. Então ele serve para construir uma identidade nacional, ta relacionado com patriotismo. Então esse mito da brasilidade é um sentimento de unidade de pertencimento coletivo. O mito brasileiro vai ser diferente da concepção das nações avançadas, porque elas se dizem e são, frias e calculistas. Com tudo, esse mito nacional, essa ideia de pertencimento coletivo, ele é necessário ás nações do mundo moderno porque ele vai formar uma unidade e a ausência de um pertencimento nacional ela vai levar á um caos (ex: guerras).
Quanto a questão do nacionalismo é justamente pra promover uma maior integração e harmonia social, para que não aconteça a questão das guerras. E o jessé argumenta que o mito nacional é construído, para garantir uma ideia que o brasileiro tem sobre ele mesmo, essa ideia de ser um povo cordial, alegre, etc...
Mas a partir do momento que se adota esse ideal de coletividade, a gente perde a subjetividade, ou seja, não analisa valores específicos e a construção de um DNA coletivo é simbólico, passa despercebido, mas é tao naturalizado que ele pode ser identificado como biológico, natural, inerente. Então é essa ideia de coletividade que leva a uma perda de subjetividade, e esse DNA coletivo ele é construído historicamente.
Outro fator, é assim, a identidade nacional, que é fruto dos mitos nacionais vai criar uma hierarquia moral, ainda que implícita porque ela pressupõe opções morais ex: bom, mal, superior, inferior.. e a partir disso ela vai influenciar o modo como os indivíduos vao se perceber e se julgar mutuamente.
Importante saber que a identidade nacional, esse pertencimento coletivo, ele influencia ate mesmo na identidade individual porque a identidade nacional não vai criar apenas as nocoes de pertencimento coletivo, de patriotismo, solidariedade grupal, mas ela também define a partir disso a