estação meteorológica
Estação Meteorológica Automática e Tradicional da Universidade Federal de Lavras
Mayara Casici Bueno
Número de matrícula: 201210375
Setembro, de 2014
Índice
Introdução _____________________________________________________________03
Estação Meteorológica Convencional __________________________________________04
Estação Meteorológica Automática__________________________________________08
Considerações Finais_____________________________________________________09
Bibliografia______________________________________________________________10
Introdução
A aquisição de conhecimentos relativos ao tempo é um objetivo do ramo da ciência denominada meteorologia. Os fenômenos meteorológicos são estudados a partir das observações, experiências e métodos científicos de análise. A observação meteorológica é uma avaliação ou uma medida de um ou vários parâmetros meteorológicos. As observações são sensoriais quando são adquiridas por um observador sem ajuda de instrumentos de medição, e instrumentais, em geral chamadas medições meteorológicas, quando são realizadas com instrumentos meteorológicos.
Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos.
A reunião desses instrumentos em um mesmo local é denominada estação meteorológica. E o conjunto dessas estações distribuídas por uma região, é denominado rede de estações meteorológicas.
No dia 2 de setembro de 2014, foi realizado uma visita técnica na Estação Meteorológica da Ufla , e no dia 4 de setembro de 2014 na Estação Meteorológica Automática da Ufla. As visitas fazem parte da disciplina de Elementos de Poluição do Ar ministrada pela professora Sílvia Monteiro e tiveram o objetivo de observar o funcionamento, bem como a importância das observações meteorológicas que são feitas na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.
Observação dos fenômenos meteorológicos que ocorrem na troposfera ao nível da superfície terrestre. E