Cap 07 - Controle de Estoques
CAPÍTULO 7
7.1 – Controle do Estoque.
É a atividade da empresa que consiste em armazenar matérias primas e insumos diversos, abastecer as linhas de produção, controlar o consumo e alimentar de informações todos os setores de produtivos, de vendas, de compras e administrativos, quanto aos estoques disponíveis todo tipo de material consumido na empresa. A administração de estoques na empresa é composta de uma cadeias de suprimento, normalmente definidas como o conjunto de transações de produtos e informações entre si ao longo do processo produtivo com fornecedores e compradores de todo tipo de necessidades ligadas à produção. Apesar da tendência moderna da gestão de estoques ser administrada sob a forma de Logística de
Materiais com atuação desde o fornecedor primário (mais próximo a terra) e terminar no varejo (mais próximo ao consumidor final), um grande número de empresas de pequeno e médio porte ainda controlarem seus estoques em almoxarifados, que são áreas destinadas ao depósito de materiais e matérias primas.
Figura 47- Galpão Almoxarifado.
Figura 48- Caminhão Container – Almoxarifado móvel
A administração do Controle de Materiais e o pessoal do Planejamento e Programação da Produção,
PPCP, estreitam relações no dia a dia da produção de forma a manterem um banco de dados de modo a atender a todos os departamentos da empresa com informações.
A escola moderna de administração de materiais ou a logística de abastecimento como hoje é vista pelos empresários, busca manter conhecimento da disponibilidade de estoques dos materiais, principalmente das matérias primas, desde onde começa a serem disponibilizadas nos mercados primários até a distribuição dos produtos prontos para o consumidor final.
Através do enquadramento e credenciamento de empresas dentro das normas de fabricação ISO
(International Organization Standardization) e JIS (Japonese Industrial Satandards) o sistema de controle de estoque de