CAP. 04 - GESTAO DE COMPRAS
1. Por que a função de compras assume papel tão importante no atual contexto das empresas?
R: Hoje a função compras é vista como parte do processo de logísticas das empresas, ou seja, como parte integrante da cadeia de suprimentos. Por isso, muitas empresas passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos ou simplesmente gerenciamento de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional compras, voltado para as transações em si, e não para o todo.
2. No que difere a compra de um bem patrimonial da compra de uma matéria-prima do processo produtivo da empresa?
R: Uma empresa comercial que compra e vende certa mercadoria deverá ter um enforque diferente da empresa industrial manufatureira, que adquire matéria-prima, agrega mão-de-obra e tecnologia e posteriormente vende o produto acabado. Diferente também é o enfoque da empresa que adquire sistematicamente itens ou componentes que serão posteriormente vendidos, com ou sem modificações, do enfoque da empresa que adquire um bem patrimonial, como uma instalação fabril, um equipamento ou um edifício.
3. O que é EDI? No que ele difere de e-mail, como forma de comprar?
R: Uma das formas de compras que mais cresce atualmente é o electronic data interchange, tecnologia para transmissão de dados eletronicamente. Por meio da utilização de um computador, acoplado a um modem e a uma linha telefônica e com um software especifico para comunicação e tradução dos documentos eletrônicos, o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor, independentemente dos hardwares e softwares em utilização. Ele difere do e-mail, como forma de comprar quanto a: rapidez, segurança e precisão do fluxo de informações; redução significativa de custos; facilidade da colocação de pedidos, principalmente nos casos de contratos de fornecimento com entregas mediante liberação do cliente, como acontece nas transações entre montadoras e autopeças no