Canudos
Grupo
1. Leonardo Nunes de Carvalho Mastriolo
2. Michele Oliveira
3. Rejane dos Santos Silva
4. Patricia Karine
1. Referências
GUERRA de canudos. Produção de Sérgio Peres de Rezende. Coordenação de Paulo Halm.BAHIA: Columbia Pictures do Brasil:1997. 1 fita de video (170 min), VHS, son., color.
2. Apresentação do Filme
a) Guerra de Canudos
b) Sergio Rezende
c) Retratar fielmente sobre a Guerra de Canudos, ocorrida entre 1986 e 1987 no interior da Bahia á 204 km de Juazeiro, cerca de 9 anos antes da divulgação do filme que ocorrera em 1997. Demonstrando a situação precária que viviam os sertanejos, encarando seca,pobreza e as fortes opressões por parte do exército da república recém formada.
d) Gênero de Drama
e) Público da faixa jovem á mais adulta
3. Exposição de Ideias
O filme tenta retratar o mais perto da realidade do que foi a Guerra de Canudos, uma das mais importantes revoluções brasileiras ocorridas no final do século XX, durante a recém inauguração da republica.
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à Igreja, iniciaram um forte grupo de pressão junto à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil