Canto Coral da antiguidade até os dias atuais
Os registros mais antigos que temos de música vocal vêm da Grécia, onde era usada na educação e nos ritos religiosos, podemos destacar as ilíadas de Homero e Orfeu.
A palavra coral deriva do grego khoros difere em parte da concepção atual de coral, pois, uns grupos de pessoas se apresentavam cantando e dançando juntos, ou seja, em coro, realizando encenações trágicas e religiosas.
Na idade média a musica coral como elemento religioso cresceu bastante em virtude do cristianismo chega a um grau de influencia impressionante juntos aos reis e governantes o cantochão ou canto gregoriano teve um papel importante para o desenvolvimento do coro nas igrejas, era utilizado com instrumento de catequese para o povo apreender as escrituras além de adorar a Deus, uma característica marcante é que esses cantos eram executados por coros masculinos.
No século IX na igreja de Notre-Dame na França surgiu o primeiro uso da polifonia com duas vozes distintas, esse movimento foi chamado de organum, o responsável por essa revolução foi Leonin, este também foi responsável pela escola de cantores de Notre-Dame que funcionava na própria igreja, mais tarde seu aluno