candomblé
A molécula pode ser apolar por dois motivos: as polaridades das ligações são quase nulas (quando há um compartilhamento igual dos elétrons entre diferentes átomos) ou porque as ligações polares estão dispostas na molécula de tal forma que os vetores polaridade se anulam.
Exemplos de compostos polares são gorduras como: óleo e gasolina são insolúveis em água.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polaridade_(qu%C3%ADmica) http://www.brasilescola.com/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm Moléculas Apolares
Apolares são moléculas que possuem afinidade com a água, sendo portanto hidrofílicas. Todos os compostos que não formam pólos, isto é, não possuem diferença de eletronegatividade, ou possuem-na em níveis muito baixos.
Exemplo: Nas ligações entre o C e o H a diferença de eletronegatividade é muito baixa, não produzindo pólos.
Já nas ligações entre O e o H há uma grande diferença de eletronegatividade formando um pólo positivo e um negativo, por isso dizemos que a molécula da água é polar. Ligações apolares entre moléculas de mesmo átomo ainda não foram comprovadas cientificamente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apolar
As principais festas, ao longo do ano, são as seguintes:
Abril: Feijoada de Ogum e festa de Oxóssi (associado a São Sebastião), em qualquer dia.
Junho: Fogueiras de Xangô (associados a São João e São Pedro), dias 25 e 29.
Agosto: Festa para Obaluaiê (associado a São Lázaro e São Roque) e festa de Oxumaré (associado a São Bartolomeu), em qualquer dia.
Setembro: Começa um ciclo de festas chamado Águas de Oxalá, que pode seguir até dezembro. Festa de Erê, em homenagem aos espíritos infantis (associados a São Cosme e Damião). Festa das iabás (esposas de orixás) e festa de Xangô (associado a São Jerônimo), em qualquer dia.
Dezembro: Festas das iabás Iansã (Santa Bárbara), dia 4, Oxum e Iemanjá (associadas a Nossa Senhora da Conceição), dia 8. Iemanjá também é homenageada na passagem de