Vetores
Curso de Licenciatura em Enfermagem
Unidade Curricular: Saúde e Ambiente
1º Ano – Turno 6
Vectores
Porto, 2010
ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DO PORTO
Curso de Licenciatura em Enfermagem
Unidade Curricular: Saúde e Ambiente
1º Ano – Turno 6
Vectores
Trabalho realizado por:
Ana Isabel Ribeiro 3459;
Brenda Santos 3468;
Filipa Campos 3599;
Joana Silva 3748;
Rita Silva 3469
Orientadora: Docente Felicíssima Costa
Porto, 2010
Resumo
Dado que actualmente a presença de doenças articuladas com vectores constitui um respeitável problema de saúde pública, o enfermeiro deve apresentar preocupações face às questões que envolvem e podem, de alguma forma, influenciar e condicionar a boa saúde dos cidadãos.
Assim, o tema abordado ao longo do trabalho, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Saúde e Ambiente, refere-se aos tipos de vectores existentes a nível mundial e, particularmente, em Portugal, bem como às formas de prevenir e tratar as complicações de saúde provocadas por eles.
Neste sentido, definiram-se como objectivos principais a aquisição de conhecimentos acerca do tema e a consciencialização da importância de uma acção preventiva, de modo a evitar a aquisição e proliferação de doenças transmitidas por vectores.
Para a concretização do trabalho, a informação pesquisada resultou de uma vasta pesquisa bibliográfica em livros, presentes na biblioteca da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), e electrónica, maioritariamente nos sites da Direcção Geral de Saúde (DGS) e Portal da Saúde.
Por fim, consideramos que os objectivos pré-estabelecidos foram cumpridos, na certeza de que este trabalho possibilitou um enriquecimento dos nossos conhecimentos na nossa formação académico-profissional.
Índice Geral
Pág.
Introdução O trabalho desenvolvido, ao longo do primeiro semestre do Curso de Licenciatura