Candidiase
O que é?
A Candidíase é uma doença sexualmente transmissível causada pelo fungo Candida albicans e pode aparecer em qualquer parte do corpo. O cândida albicans está presente em todas as pessoas, mas o seu crescimento excessivo ocorre em certas pessoas por causa do sistema imunológico enfraquecido, o consumo excessivo de açúcar, alergias, gravidez, uso de antibióticos e medicamentos que diminuem as defesas imunitárias do organismo, obesidade, uso de roupas justas, entre outros.
Existem vários tipos de infeções, como por exemplo:
• Candidíase Oral;
• Candidíase Vaginal;
• Candidíase Peniana;
• Candidíase Intestinal.
A Candidíase pode reaparecer e a isso chama-se candidíase recorrente.
Sintomas
A Candidíase manifesta-se através de uma comichão, ardor, dor na relação sexual e, também, pela eliminação de um corrimento vaginal em grumos com um tom esbranquiçado.
Na mulher, a vulva e a vagina encontram-se inchadas e avermelhadas.
No homem apresenta-se com superabundância de sangue na glande e prepúcio e eventualmente por um leve edema e pela presença de pequenas lesões em forma de pontos com cor vermelha e pruriginosas.
Formas de prevenção
Para prevenir esta infeção deve-se ter uma higiene adequada, deve evitar roupas muito justas e deve-se também utilizar sempre métodos de contraceção.
Curas e tratamentos
A candidíase é uma doença comum e existem várias formas de a tratar. O tratamento com remédios e produtos farmacêuticos é eficaz para combater os sintomas da doença, mas não impede o reaparecimento da doença porque não tem em consideração a sua causa.
A melhor forma de evitar a candidíase recorrente é fortalecendo o sistema imunológico e evitando alguns alimentos ricos em açúcar. Por vezes basta eliminar um grupo de alimentos e a pessoa afetada nunca mais vai ter problemas de candidíase.
Formas de transmissão
Pode ocorrer a transmissão desta doença através do contato com secreções provenientes da boca, pele, vagina e