CANCRO MOLE
O QUE É?
O cancro mole, também conhecido como úlcera mole venérea ou cancróide, é uma doença sexualmente transmissível (DST); Ocorre com mais frequência em indivíduos do sexo masculino, acometendo, na maioria das vezes, o prepúcio, enquanto que nas mulheres afeta o colo uterino e os grandes e pequenos lábios. Todavia, pode afetar também o ânus e, mais raramente, os lábios, a boca e a garganta. É uma doença altamente contagiosa, transmitida durante a relação sexual (vaginal, anal e oral) quando não há o uso de preservativos. A doença é mais frequente nas regiões tropicais, como o Brasil. O cancro mole é uma úlcera dolorosa que sangra com facilidade, ocorrendo na região genital. As suas bordas são irregulares, mas bem definidas contra a pele normal. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento. Os gânglios linfáticos regionais(pequenas áreas pertencentes ao sistema linfático responsáveis por filtrar a linfa e produzir anticorpos) ficam, em um terço dos casos inchados e facilmente palpáveis. Entre os homens, a doença é mais comum naqueles não circuncidados.
AGENTE CAUSADOR
Tem como agente etiológico a bactéria Haemophilus ducreyi, uma bactéria gram-negativa, imóvel e difícil de ser cultivada em meios artificiais, não produz toxina e é sensível a antibióticos.
O Haemophilus ducreyi é uma bactéria altamente contagiosa capaz de penetrar a pele através de microscópicas feridas, como aquelas causadas pelo atrito do ato sexual. Não é preciso haver ejaculação para que ocorra a transmissão, e a bactéria pode ser transmitida através do sexo pela via anal, vaginal ou oral. Tocar nas lesões contamina os dedos, que podem transportar a bactéria até outros pontos do corpo.
SINAIS E SINTOMAS
Os primeiros sintomas: dor de cabeça, febre e fraqueza aparecem junto com pequenas manchas vermelhas logo após o período de incubação que é de 4 a 10 dias, porém há casos em que surgem já no dia seguinte e casos que demoram mais de 30 dias para aparecer.