Cancer Prostático
O câncer não é uma doença única. São mais de duzentos tipos diferentes. O câncer é caracterizado pelo crescimento descontrolado e disseminação de células anormais (maligno).
O câncer pode atingir vários órgãos: pele, mama, pulmão, próstata, etc. e se pode espalhar pelo corpo (são as metástases).
1.2 Definição de Radioterapia
Radioterapia (externa): aplicação de feixe externo que historicamente é de três tipos: unidade de RX radiograma de cobalto 60 e acelerador linear.
1.3 Definição de Braquiterapia
Braquiterapia (interna) a radiação interna inclui a inserção de nucleotídeos radioativos de baixa intensidade dentro do corpo, colocados em estreitas proximidades com o tumor ou tecido canceroso.
1.4 Prevenção e detecção precoce do câncer da próstata
O câncer da próstata é a quarta causa de morte por neoplasias no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos. A taxa de mortalidade bruta vem apresentando um ritmo de crescimento acentuado, passando de 3,73/100.000 homens em 1979 para 8,93/100.000 homens em 1999, o que representa uma avaliação percentual relativa de 139%. Até 2002, estimava-se a ocorrência de 25.600 casos novos.
Assim como os outros cânceres, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumenta exponencialmente após a idade de 50 anos.
História familiar de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade é outro marcador de importância podendo aumentar o risco de 3 a 10 vezes em relação à população em geral e podendo refletir tanto características herdadas quanto estilos de vida compartilhados entre os membros da família.
As evidencias são, no entanto, convincentes que uma dieta rica em frutas, verduras, grãos e cereais integrais, e pobre em gordura, principalmente as de origem animal, não só ajuda a diminuir o risco de câncer, como também o risco de outras doenças crônicas não transmissíveis.