Cancer oral
O conhecimento dos fatores carcinogênicos permite atuar sobre a relação causa-efeito de agentes causais, assim como selecionar quais pacientes têm maiores probabilidades de desenvolver um tumor específico e atuar em uma etapa precoce. As informações sobre esses fatores constituem a base para uma prevenção efetiva da doença, que precisa ser direcionada para jovens, idosos e os menos instruídos.
Apesar da alta prevalência do câncer oral, poucas campanhas de prevenção foram desenvolvidas no Brasil como uma ação nacional, visando à educação populacional, abordando de forma ampla e irrestrita suas causas, formas de prevenção e de diagnóstico precoce. Por isso, a maioria dos casos da doença é detectada em fase avançada, na qual o tratamento revela-se de alto custo econômico e social, com prognóstico desfavorável, uma vez que essa doença pode levar à morte, invalidez e deformidades.
A literatura da área nos mostra a existência de uma grande lacuna de informações específicas para as diferentes camadas da população sobre o conhecimento acerca do câncer bucal, principalmente naquelas expostas a fatores de risco, assim como a respeito de seus fatores etiológicos e medidas preventivas adotadas em relação a essa doença. Em decorrência da escassez de estudos no Brasil que se referem ao assunto em questão e da relevância do tema, surgiu o interesse de realizar o presente trabalho, com objetivo de avaliar o nível de informação acerca do câncer bucal e as atitudes frente aos