cancer do colo de utero
Definição: O câncer do colo de útero é também conhecido como câncer cervical, é uma patologia de evolução lenta. O principal agente da enfermidade é o Papiloma vírus humano (HPV).
Causa: Como quase todos os casos de câncer de colo de útero são causados pelo HPV é importante esclarecer algumas informações sobre o vírus.
É um vírus comum transmitido nas relações sexuais, existem muitos tipos diferentes dele, embora poucos causem o câncer de colo de útero. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
Outros fatores também podem ser responsáveis pelo câncer do colo de útero como início precoce da atividade sexual, tabagismo, baixa imunidade, múltiplos parceiros sexuais e más condições de higiene.
Sintomas: É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
Prevenção: A melhor maneira de se prevenir é fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). As lesões que precedem o câncer do colo do útero não têm sintomas, mas podem ser descobertas por meio do Papanicolaou. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura são de 100%. O uso de preservativos também tem papel fundamental na prevenção. Existem duas vacinas contra HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), A quadrivalente que confere proteção contra HPV 6,11,16 e 18; e a vacina bivalente que confere proteção contra o HPV 16 e 18. Porém atualmente são apenas comercializadas, custam aproximadamente R$ 1,200,00 as três doses. A partir do ano de 2014 estará inclusa no Sistema único de Sáude (SUS).
Alguns exames realizados para acompanhamento da doença: Exame especular, Citologia oncótica, Colposcopia e biópsia dirigida.
Tratamento: O