Tabulação
cURSO: cIÊNCIAS eCONÔMICAS sustentabilidade na produção de alimentos e energia.
Professora:
aluno:
trajetória da sustentabilidade: do amBiental ao social, do social ao econômico
Dourados/MS
2012
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Tem suas origens na Biologia, por meio da ecologia e na Economia, por meio de desenvolvimento. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Nas reuniões de Estocolmo (1972) e Rio de Janeiro (1992), nasce a noção de que o desenvolvimento, além da área ambiental, possui uma dimensão social, contendo a ideia que a pobreza é provocadora de agressões ambientais, por isso a sustentabilidade deve contemplar a qualidade de vida dessa e das próximas gerações. Essas ideias também foram baseadas nos países detentores do poder atômico, que realizaram centenas de testes nucleares e no uso indiscriminado de agrotóxicos, pesticidas e inseticidas químicos. Portanto surge aí mais um item, formando um tripé para completar o termo sustentabilidade sendo o Ambiental, Econômico e Social.
A preocupação com a área ambiental, principalmente com a emissão de gases que provocam o efeito estufa, aquecendo o planeta gradativamente e futuramente provocar catástrofes gigantescos, foi criada o Protocolo de Kyoto, que estipulou metas para diminuir a emissão desses gases nocivos ao meio ambiente. As metas de redução não são homogêneas a todos os países, colocando níveis diferenciados para os 38 países que mais emitem gases. Países em franco desenvolvimento (como Brasil, México, Argentina e Índia) não receberam metas de redução, pelo menos momentaneamente. Na época,