Cancer de mama
O câncer de mama continua sendo a maior causa de morte entre mulheres na faixa de 20 e 49 anos. O câncer de mama atinge uma em cada vinte mulheres no Brasil, mas não é uma doença exclusivamente feminina, embora se admita que a maioria do público atingido seja realmente as mulheres. Ocorrendo em cada homem em comparação com cada cem mulheres.
A Mama
A mama é constituída de tecido adiposo, tecido conjuntivo e tecido glandular, o qual é composto de pequenos ductos com ramificações ligando pequenas bolsas em forma de cachos, chamados lóbulos onde é produzido o leite. Um conjunto de lóbulos ligados a um mesmo sistema de ductos coletores que se juntam em um ducto terminal que se exterioriza na papila é chamado de lobo mamário. A mama normal é composta por um conjunto de 15 a 20 lobos que se exteriorizam pelo mamilo. A mama possui um rica rede vascular e linfática para sua nutrição e drenagem.
Tipos de Câncer de Mama
O câncer de mama ocorre quando as células deste órgão passam a se dividir e se reproduzir muito rápido e de forma desordenada.
Aproximadamente 90% de todos os câncer de mama ocorrem nos ductos ou nos lóbulos, 80% de todos os casos iniciam nas células de revestimento dos ductos mamários. Este tipo de câncer é chamado de CARCINOMA DUCTAL . O câncer que inicia nos lóbulos é chamado de CARCINOMA LOBULAR e são menos comuns que o primeiro.
Se a doença rompe o ducto e atinge os tecidos em volta , é chamado de infiltrativo ou invasor, assim pode ser : carcinoma ductal invasor ou carcinoma lobular invasor.
O Carcinoma Inflamatório de mama é um câncer mais raro e normalmente se apresenta de forma agressiva, comprometendo toda a mama, deixando-a vermelha, inchada e quente.
Outros tipos de Câncer de Mama menos freqüentes são: tipo medular, mucinoso, tubular e papilar, correspondendo a menos de 10% de todos os casos. A Doença de Paget é um tipo raro de carcinoma "in situ" que se inicia nos ductos do mamilo.
As células do Câncer de Mama podem