Projeto de pesquisa
O SIGNIFICADO CLÁSSICO E MODERNO DE POLÍTICA
RESUMO DESCRITIVO
MANAUS-2013
O significado Clássico e Moderno de Política.
Noberto Bobbio.
Derivado do adjetivo grego politikos (de polis), que significa tudo o que se refere à cidade, tudo o que é, portanto, citadino, civil, publico sociável e social, o termo Política foi divulgado através do influxo da grande obra de Aristóteles intitulada Política. Este é considerado, na verdade, o primeiro tratado a natureza, as funções, a distribuição dos encargos estatais e também sobre as varias formas de Governo, com o relevo especial para o significado da arte e ciência de governar. Um tratado de reflexão, não importa agora de intuitos meramente descritivos ou prescritivos (dois aspectos difíceis de distinguir) sobre as coisas da cidade.
Aristóteles que intitulou a obra Política foi o precursor de como saber fazer a política e fazer um bom governo, citado no seu livro. Tudo hoje que é citado e falado em política a suas formas de governo como manusear uma cidade os significados e suas ciências.
Durante séculos, o termo foi empregado provavelmente para indicar obras dedicadas a esfera de atividade humana ligadas as coisas do Estado PolíticaMethodice digesta é o titulo com que JohannesAlthusius (1603), por exemplo, expos uma teoria da consociatio publica que seria o Estado no sentido moderno da palavra, compreendendo no seu seio varias formas de consociationes menores.
Na idade moderna, o termo perdeu o seu significado original, tendo sido substituído, aos poucos por outras expressões como ciência do estado, doutrina do estado, ciência política, filosofia, política etc. Polis que significa Estado, tem o sentido de mandar e proibir, exercício de soberania para todos os territórios, saber legislar com normas validas, tirar e distribuir recursos assim por diante.
Pertence a esfera da política, por conseguinte, ações como conquistar, manter, defender, ampliar, reforçar,