Cancer de Mama
Labest
O que é Câncer de Mama
O câncer de mama, é um tipo de tumor maligno, originado da multiplicação exagerada e desordenada de células na região mamária. Este tumor ocorre quando as células denominadas malignas têm a capacidade de invadir outras células sadias à sua volta e se proliferar. O tempo de crescimento e desenvolvimento do câncer de mama pode variar. Por esse motivo, muitas vezes ele não se torna palpável no estágio inicial.
Estatisticamente, o câncer de mama é um dos tumores mais comuns entre as mulheres. Os homens também podem desenvolver este tipo
Origem e Prevenção
Sabe-se hoje que diversos fatores podem propiciar o surgimento do câncer de mama, como: consumo de álcool, alimentação inadequada, sedentarismo, obesidade, idade reprodutiva, histórico familiar, fatores comportamentais e mutações genéticas.
Apesar de não existir uma prevenção direta para o câncer de mama, é fundamental que as pessoas tenham conhecimento dos fatores de risco e tomem medidas preventivas que minimizem as chances de desenvolver a doença.
Causas do Câncer de Mama
O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA. No entanto, o DNA nos afeta muito mais do que isso.
Alguns genes têm instruções para controlar o crescimento e a divisão das células. Os genes que promovem a divisão celular são chamados oncogenes.
Os genes que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento certo são denominados genes supressores do tumor. Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou por desativação dos genes supressores do tumor.
Tratamento
O diagnóstico precoce é um grande aliado no tratamento do câncer de mama. Pacientes tratadas em fases inicias têm mais chances de cura, mais sobrevida e qualidade de vida. Normalmente, é realizado através de três procedimentos