Cistite Slide
Labest
Jefferson Augusto de Souza, T:303
Introdução e Definição
Cistte é uma infecção e/ou infamação da bexiga. A palavra cistte provém do grego antgo cysto- que signifca "bexiga" e ite "infamação".
Em geral, cerca de 70 a 90% dos casos são provocados pela bactéria Escherichia coli, e entre outras bactérias que sobem nas vias urinárias até a bexiga. As bactérias podem se fxar nas paredes da bexiga e se multplicar. (As cisttes são frequentemente causadas pela contaminação das matérias fecais.).
Ocorre mais comumente em mulheres sexualmente atvas na faixa etária de 20 a 50 anos, mas podem afetar ambos os sexos. No entanto, ela é prevalente nas mulheres porque as característcas anatômicas femininas favorecem sua incidência. A uretra da mulher, além de muito mais curta do que a do homem está mais próxima do ânus.
Nos homens, depois dos 50 anos, o crescimento da próstata e consequente retenção de urina na bexiga pode causar cistte. Pode ocorrer também, o surgimento da Cistte na uretra por microorganismos que podem desenvolver uma infecção
(por uso de sondagens vesicais ou equipamentos de exames como o citoscópio).
* Citoscópio – É o equipamento utlizado pelo urologista para visualizar a bexiga. Destaca-se que o aumento das infecções urinárias também pode estar associado à atvidade sexual pela exposição dos órgãos genitais femininos.
Em relação aos homens, a cistte geralmente é secundária a alguma outra doença, como infecções na próstata, no epidídimo ou cálculos vesicais.
Existem diversos tipos de cistites, entre elas:
•Cistte bacteriana: é a mais comum, causada por bactéria que geralmente é coliforme, sendo transferida do intestno para a uretra, alcançando a bexiga posteriormente.
•Cistte interstcial: este tpo é considera mais uma lesão na bexiga, levando a irritação constante, raramente envolve a presença de bactérias. Sua causa ainda não é conhecida, mas há uma hipótese de que ela seja autoimune, quando o próprio organismo ataca a bexiga.
•Cistte