Resumo Meu mestre minha vida
Direção: John G. Avildsen (de Rocky e Karatê Kid)
Título Original: Lean on me
Ano de Lançamento: 1989
Duração: 104’
Ator que interpreta o professor: Morgan Freeman
Em Meu mestre, minha vidaᄃ, filme de 1989, dirigido por John G. Avildsen (de Rocky – Um lutador e Karatê Kid – A hora da verdade), temos a história, baseada em fatos reais, de Joe “Crazy” Clark (Morgan Freeman), professor chamado às pressas para comandar uma das escolas mais violentas do Estado de Nova Jersey. Aqui os conflitos não se dão no ambiente da sala de aula, mas na escola, de uma maneira geral.
Clark é logo de início apresentado pelas autoridades locais como o único que pode salvar a Eastside High School, calcanhar de Aquiles do prefeito local, da reprovação em mais um teste estadual. Para alcançar seus objetivos, Clark toma medidas muito pouco ortodoxas, quase sempre regadas por traços autoritários: expulsa todas as “maçãs podres” da escola, culpa os professores pelo fracasso dos alunos e da instituição e promove uma verdadeira revolução no ambiente escolar.
Na maior parte do tempo é muito simpático com os estudantes e extremamente grosseiro com os demais. Ao fim, Clark alcança seu intento e salva a colégio graças a seus métodos. Curioso notar que há referências pontuais ao longo do filme ao mundo gospel, como quando o personagem de Morgan Freeman fala ao conselho de pais lembrando um pastor evangélico ou, já na reta final, quando a professora de música canta a canção gospel Lean on me (título do filme em inglês).
A última cena do filme, quando Clark sai da prisão e passa em meio aos alunos, tem um certo caráter místico. Clark é construído ao longo da película de modo que seus defeitos pareçam qualidades e, sem dúvida, é representado pelo diretor Advilsen como o homem providencial, ao mesmo tempo, místico e heróico.
Top of Form 2
Error: Reference source not found
Error: Reference source not found
Error: Reference source not found
Error: Reference source