cancer de mama
2-Prevenção
Mundialmente, ainda é a mamografia o melhor método de detecção precoce do câncer de mama, podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico.
3-Fumar pode provocar câncer de mama
Fumar durante a juventude pode aumentar o risco de uma mulher desenvolver câncer . fumar antes da menopausa, especialmente antes de ter filhos, aumentou ligeiramente o risco de câncer de mama entre a maioria das mulheres.Foi observado que o risco de câncer de mama é 18% maior entre aquelas que começaram a fumar antes de dar à luz seu primeiro filho e 4% maior para aquelas que começaram a fumar após o nascimento do primeiro filho, mas antes da menopausa.
O fumo do tabaco contém diversas substâncias conhecidas que causam câncer, porém, a relação entre tabagismo e câncer de mama proporcionaram resultados inconsistentes e, por vezes, controversos. essa é uma questão importante a ser observada, pois é difícil medir a exposição ao fumo durante toda a vida, uma vez que os danos do fumo ativo são praticamente impossíveis de serem distinguidos.
4-Sintomas
O cancer não causa dor física a não ser indiretamente estágios avançados. Por essa razão é importante que se faça o auto-exame da mama para sua identificação precoce. O cancer da mama pode apresentar diversos sintomas:
Aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou debaixo do braço;
Mudança no tamanho ou no formato da mama;
Alteração na coloração ou na sensibilidade da pele da mama ou da aréola;
Secreção contínua por um dos ductos;
Retração da pele da mama ou do mamilo;
Inchaço significativo ou distorção