Canali
O estresse infantil pode aparecer em qualquer idade, inclusive em bebês. Em crianças, esse ambiente hostil pode ser problemas com a escola, em casa, com amigos ou com os próprios pais: "qualquer mudança na vida de uma criança pode estressá-la". Problemas familiares, ausência de um dos pais ou luto também podem criar situações de bastante estresse a uma criança. Mas uma das principais causas do estresse nas crianças, por incrível que possa parecer, são os pais.
Crianças que acabam se comprometendo logo cedo com afazeres domésticos, acabam encontrando dificuldades na escola, primeiramente deve-se transferir responsabilidades escolares, depois a criança tem a vida toda para se preocupar com a casa. As crianças precisam ter tempo para estudar, descansar e, principalmente, brincar. "A brincadeira funciona, para a criança, como uma válvula de escape, um estabilizador para a vida". É importante que os pais dediquem parte de seu tempo, saindo da rotina junto com seus filhos, fazendo caminhadas, passeios, onde esses momentos de prazer, relaxamento e descontração podem servir como recursos de demonstração de carinho, segurança e transmissão de aprendizado, fazendo com que um elo de confiança seja estabelecido entre pais e filhos. Outra ação importante para evitar o estresse na criança é que o ritmo natural dela. Os ritmos de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento são diferentes e os pais precisam saber lidar com isso. Até mesmo entre irmãos há essas peculiaridades, que devem ser observadas e levadas em conta quando se cobra algo de uma criança.
Os pais devem estar atentos aos sinais de estresse das crianças.
ESTRESSE ADULTO
Uma pesquisa divulgada pela Fundação Britânica para o Coração - British Heart Foundation - mostra que o risco de doenças cardíacas é maior do que se esperava para as mulheres que levam vida sedentária. O estresse no trabalho, a depressão e a falta de alimentação adequada são os principais fatores que levam a ataques