Canal Medular
Discentes: Rosângela,
Raquel,Gessyene, Eronice, Elton,
Alexandre
NEUROANATOMIA
CANAL MEDULAR
CANAL MEDULAR
• O canal medular (também conhecido como canal vertebral, canal espinhal ou cavidade medular) se localiza no osso na parte da
Diáfise e é onde se encontra a medula óssea (popularmente conhecida como Tutano). Dentro das vértebras é onde passa a medula espinhal. Ele é um prolongamento da cavidade corporal humana dorsal e está encerrado dentro do forame intervertebral.
Nos espaços intervertebrais, o canal é protegido posteriormente pelo ligamento amarelo e frontalmente pelo ligamento longitudinal posterior. • A camada mais externa das meninges, a dura-máter, divide o canal medular nas regiões epidural e subdural. O espaço subdural é preenchido com fluido cerebrospinal e contém as estruturas da medula espinhal envoltas por várias membranas adicionais. O espaço epidural contém tecido conjuntivo adiposo e frouxo e uma rede de grandes vasos sanguíneos de paredes finas, denominada plexo venoso epidural.
ANATOMIA DO CANAL MEDULAR
• Medula significa miolo e indica o que está dentro.
Assim temos a medula espinhal dentro dos ossos, mais precisamente dentro do canal vertebral. A medula espinhal é uma massa cilindróide de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral sem, entretanto, ocupá-lo completamente. No homem adulto ela mede aproximadamente 45 cm sendo um pouco menor na mulher. Cranialmente a medula limita-se com o bulbo, aproximadamente ao nível do forame magno do osso occipital. O limite caudal da medula tem importância clinica e no adulto situa-se geralmente em L2. A medula termina afinando-se para formar um cone, o cone medular, que continua com um delgado filamento meninge, o filamento terminal.
CANAL MEDULAR
Forma e Estrutura da Medula
•
•
•
A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido ântero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência