Neuro
É chamada assim porque está localizada no interior da coluna vertebral. O termo medula significa miolo, logo medula espinhal é o "miolo da espinha", medula óssea seria o "miolo do osso". Alguns autores ainda dizem que ela possui esse nome por ter o seguimento inferior semelhante a medula óssea. O que sabemos realmente é que a medula espinhal tem forma cilindróide, está situada no interior do canal vertebral, mede aproximadamente 45 cm de comprimento e se estende do limite inferior do bulbo à 2º vértebra lombar, onde termina formando um cone.
Seu calibre não é totalmente uniforme, ela apresenta dois abaulamentos, um superior ou cervical também chamado de intumescência cervical e outro inferior ou lombar, chamado de intumescência lombar. Esses abaulamentos correspondem aos seguimentos da medula que dão origem ao plexo braquial e lombossacral. Possui maior diâmetro porque contêm maior quantidade de neurônios, logo mais fibras nervosas que entram e deixam a medula para a inervação dos membro e suas infinitas terminações nervosas.
Como já dito, a medula não é totalmente cilíndrica. Em sua topografia encontramos sulcos longitudinais que a percorrem em toda a sua extensão. Esses sulcos variam de forma dependendo da região da medula que esta sendo estudada. Na medula cervical ainda existe um outro sulco, o sulco intermediário posterior, situado entro o sulco mediano posterior e o sulco lateral posterior.
Na medula, a substância cinzenta tem um forma de letra "H" e localiza-se no interior da branca, sendo contrário ao encéfalo (nele a substância branca fica no interior da cinzenta). Na substancia cinzenta distinguimos da cada lado três colunas, são os cornos medulares. São eles: corno anterior, corno posterior e corno lateral. No meio do "H" medular encontramos um canal, é o canal central da medula, resquício do tubo neural embrionário.
A substância branca é formada por fibras nervosas agrupadas em funículos, são eles:
- Funículo anterior: situado