Osteologia
IRRIGAÇÃO SANGUÍNEA DOS OSSOS
A irrigação dos ossos dá-se basicamente pelos canais de Volkmann e canais de Havers, que formam uma rede de vasos sanguíneos no interior dos ossos.
CANAL DE HAVERS
CANAL DE HAVERS
CANAL DE VOLKMANN
CANAL DE VOLKMANN
Os suprimentos penetram nos ossos através de: * Forame Nutrício – As artérias e veias nutrícias penetram na diáfise atingindo a cavidade medular onde, divide-se em ramos ascendentes e descendentes, aproximando-se das epífises. * Vasos Metafisiais – Fazem o suprimento sanguíneo da cartilagem epifisial. * Vasos Epifisiais - Localizados na epífese dos ossos longos, penetram na estrutura óssea através dos diversos pequenos forames ali encontrados. Suprem o tecido ósseo e as cavidades medulares da epífise. * Vasos Periosteais – Artérias que penetram no osso em toda extensão do periósteo, irrigando-o e distribuindo-se na medula óssea.
A entrada de suprimentos nos ossos é realizada de acordo com a classificação óssea. * Ossos curtos:
A entrada através do periósteo. * Ossos planos:
Suprimento penetra através do periósteo e forame nutrício. * Ossos longos:
Entrada de suprimento através do periósteo, forame nutrício, epífises e endósteo.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Os ossos podem ser classificados em axiais, compõe o esqueleto axial e, apendiculares, integram o esqueleto apendicular.
Podem também ser classificados segundo a sua forma, levando em consideração a predominância de uma de suas dimensões. Esta é a classificação mais usual, a que iremos abordar. * Osso longo
Facilmente identificado, pois é mais alongado e delgado. * EPÍFISE – as duas extremidades da estrutura. * DIÁFISE – corpo da estrutura. * CANAL MEDULAR – cavidade interna que aloja a medula óssea * Encontrados nos membros superiores e inferiores. * Também chamados de ossos tubulares. * EPÍFISE – as duas extremidades da estrutura. * DIÁFISE – corpo da estrutura. * CANAL MEDULAR