Canais de distribuição - israel
Canais de distribuição:
O conceito de Canal de Distribuição
Os consumidores finais têm literalmente milhares de locais onde podem encontrar os produtos que estão necessitando ou desejando. Esta disponibilidade de locais e produtos é resultado de um esforço de Marketing de atender o consumidor não apenas em suas necessidades de produtos e serviços, mas principalmente na disponibilização de tempo, local e formas de aquisição destes produtos. Esta presença dos produtos junto ao consumidor final é realizada por meio dos canais de distribuição ou canais de marketing. Segundo Bennet13, os canais de marketing podem ser definidos como “um sistema organizado de empresas e agentes que, em conjunto, desenvolvem todas as atividades necessárias para unir os produtores aos consumidores finais, cumprindo com os objetivos e ações de marketing”, o que é confirmado por Stern, El-Ansary e Coughalan14 que definem os canais de marketing como sendo “um grupo de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar um produto ou serviço disponível para consumo ou uso.
13BENNETT, Peter. D. Dictionary of Marketing Terms in Barry Berman. Marketing Channels. NewYork:John Wiley & Sons. 1996. p.5
14STERN, Louis W. , EL-ANSARY, Adel I. e COUGHLAN Anne T. Marketing Channels. 5ªEd. NewJersey: Prentice Hall 1996. p.1
Considerações gerais
O mercado israelense é geograficamente pequeno e a população está altamente concentrada: 6,9 milhões de pessoas - mais de 90% da população - se encontram numa área de 10 mil km2 - menos da metade do país. Na realidade, acima de 3 milhões de pessoas vivem nos distritos de Tel Aviv e na região central de Israel, que cobrem uma área de apenas 1.400 km2. Outros 1,9 milhões vivem em outros dois centros metropolitanos - o Distrito de Jerusalém, a 50 km de Tel Aviv, e o Distrito de Haifa, a 90 km. Desta forma, os canais de distribuição, em Israel, são curtos e mais diretos.
Por outro lado, a economia israelense