Funçoes e variedades de linguagem
* As variedades Linguísticas * As Funções de Linguagem
VARIEDADES LINGUÍSTICAS
Como nosso país é muito grande e desigual, com Estados grandes e pequenos, ricos e pobres, com gente vivendo no litoral, na floresta, nas grandes cidades, em povoados ou na roça, é natural que a língua portuguesa sofra variações, a que chamamos variedades linguísticas.
Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.
Variedades linguísticas são as variações que uma língua apresenta em razão das condições sociais, culturais e regionais nas quais é utilizada.
Além das variações resultantes de localização geográfica, uma língua também pode apresentar variações decorrentes de outros fatores, como idade, profissão, grau de escolaridade.
NORMA-PADRÃO E VARIEDADES DE PRESTÍGIO * A língua está sempre em mudança, em renovação. * Em todo o mundo tem especialistas que registram, estudam e sistematizam, dando origem à norma-padrão. * Essa norma-padrão é a que está registrada nos dicionários e nos livros de gramática. * A norma-padrão é um modelo caso precise usar o português de modo mais formal. * Há momentos descontraídos, em que ela não é necessária, mas há momentos em que ela é obrigatória. * Dada a importância da norma-padrão, a escola se propõe ensiná-la a todas as crianças e jovens do país, preparando-os para ingressar na vida social.
VARIEDADES LINGUÍSTICAS PRESTIGIADAS
(As que mais se aproximam da norma-padrão, por isso são prestigiadas socialmente.)
- Variedades linguísticas urbanas, faladas nas grandes cidades por pessoas escolarizadas e de renda mais alta.
VARIEDADES LINGUÍSTICAS MENOS PRESTIGIADAS
(Frequentemente aqueles que as falam são vítimas de preconceito.)
- Variedades faladas em lugares distantes dos grandes centros, ou faladas por pessoas analfabetas ou de baixa escolaridade, ou por pessoas mais pobres.