campos
Esta doce edição está recheada de surpresas. A começar pela nossa colaboradora. Fátima Braga, que herdou da mãe o gosto pela culinária ,veio da cidade de Campos dos Goytacazes , no Rio de Janeiro , para nos ensinar como montar , com requinte e bom gosto, uma deslumbrante mesa de doces.
Para ela, profissional gabaritada e com anos de estrada nesta área, foi fácil . Já, para nós aqui da redação, uma verdadeira loucura na hora de editar tanto material vistoso. Afinal, dizem que comemos com os olhos, não é mesmo?
A abordagem realista instrumental enfatiza que na ciência contemporânea, a própria observação é mediada pela tecnologia da instrumentação cientifica. Houve uma reintrodução do método cientifico como indutivo, porém, foi exatamente o problema da indução e das respostas a ele como a de Popper e
Kuhn que levaram a ênfase na descrição de ciência impelida pela teoria da observação.
Cap. 2 – O que é tecnologia? Definindo ou caracterizando a tecnologia.]
1- Você acha que podemos ter discussões bem-sucedidas de tópicos controvertidos sem nos incomodarmos com definições de termos importantes?
Em parte pode acontecer, mas com cautela e ressalva. Tendo como base uma visão nominalista poderíamos definir qualquer coisa como qualquer elemento desejássemos, mas como Humpty definiu: “não é de qualquer maneira que podemos definir as coisas com sensatez”, ou seja, não poderíamos, por exemplo, definir religião como uma cafeteira, pois não teríamos nenhuma evolução. Dentro da lógica, visões opostas têm sua validade, se estas forem inseridas dentro de um contexto.
2- Podemos fazer as palavras significarem qualquer coisa que desejemos? Em que sentido isso é verdade e em que sentido é falso?
Tendo em vista as definições estudadas no capítulo, creio que a afirmação é falsa, pois não é lógico, nem correto estipularmos significados arbitrariamente para algum objeto. Nos quatro conceitos de definições que estudamos que são: