campo
Hans Christian Ørsted (pronuncia-se Oersted), (*, Aug. 14, 1777, Rudkøbing, Dinamarca; + March 9, 1851, Copenhagen, Dinamarca) Foi educado por seus pais até entrar, em 1794, na Universidade de Copenhagen, onde estudou Farmácia e Filosofia. De 1800 a 1806 ele viajou pela Alemanha e a França, estudando as recentes descobertas sobre eletricidade ("galvanismo"). Ao retornar dessa viagem, tornou-se o primeiro professor de física da Universidade de Copenhagen, onde estudou a acústica e as correntes elétricas. Durante uma aula de Física Experimental em 1820, ele descobriu um fato notável: quando aproximava uma agulha de bússola de um fio transportando corrente elétrica, a agulha da bússola era movimentada, e apontava sempre para o fio. Dessa forma ele descobriu que correntes elétricas produzem campos magnéticos em sua vizinhança. Essa descoberta permitiu que outros pesquisadores, como Ampére, Biot e Savart, formulassem matematicamente as equações que descrevem esse fenômeno.
Fontes do Campo Magnético: cargas em movimento, correntes elétricas
Campo Magnético produzido por um fio retilíneo longo: as linhas de força são círculos concêntricos ao fio. O sentido do campo é dado pela regra da mão direita: o polegar, apontando no sentido da corrente elétrica i , e os outros dedos apontando para o sentido do campo magnético.
Na experiência de Oersted a agulha da bússola aponta na direção do fio quando este é percorrido por corrente, pois a agulha imantada sofre um torque e tende a se alinhar com o campo magnético na vizinhança do fio.
Módulo do campo magnético: decresce com a distância radial r ao fio, de acordo com a seguinte fórmula:
onde μ0 = 4 π x 10-7 T.m/A é a constante de permeabilidade (no sistema S.I.)
Direção do campo magnético: é sempre tangente às linhas de força: logo B é sempre tangente a uma circunferência de raio r em volta do fio. Ou ainda, B é perpendicular à