Campos Eletromagnéticos Variantes no Tempo
Atividade Prática Supervisionada
Araucária,
2014
RAMON FELIPE PEREIRA
Atividade Prática Supervisionada
Atividade Prática Supervisionada sobre Trabalho de pesquisa bibliográfica sobre Ondas Eletromagnéticas decorrentes de Campos Eletromagnéticos Variantes no Tempo da disciplina de Eletromagnetismo lecionada pelo profº. Antonio Carlos, do Curso de Engenharia Eletrica da UTFPR e apresentado pelo aluno: Ramon Felipe Pereira do curso de engenharia eletrônica da UTFPR da turma s11.
Araucária,
2014
Introdução
Após a descoberta de que a corrente contínua produz um campo magnético, houve a hipótese de que um campo elétrico poderia produzir eletricidade. Mas só após 10 anos, Michael Faraday e Joseph Henry descobriram que um campo magnético variável no tempo poderia produzir uma corrente elétrica.
Além de Faraday descobrir isso, o campo magnético produzido pelo campo elétrico variável foi um trabalho teórico de James Clerk Maxwell. Este, na verdade, foi inspirado pelo trabalho experimental de Faraday e pelos seus estudos de desenvolvimento da sua teoria de eletricidade e magnetismo. Ele era bem mais novo que Faraday, mas se conheceram durante os cinco anos que Maxwell passou em Londres como professor novato, alguns anos após Faraday ter se aposentado. A teoria de Maxwell foi desenvolvida após esse período na universidade, enquanto estava trabalhando sozinho na sua casa na Escócia.
Desenvolvimento
Não tem como falar de ondas eletromagnéticas sem falar mencionar a lei de Faraday. Essa lei nos afirma que a força eletromotriz induzida (V), em qualquer circuito fechado, é igual à taxa de variação no tempo do fluxo magnético do circuito. Faraday declarou sua crença de que se uma corrente podia produzir campo magnético, então um campo magnético deveria ser capaz de produzir uma corrente. Ele descobriu que a fem induzida, (em volts), em