campos de atuação
27 alunos do 1ºano da manhã, 33 do noturno, 17 alunos do segundo ano matutino e 13 do noturno, do terceiro ano 26 matutino e 21 do noturno e do 4º ano 15 a noite e 11 de manhã, no total, foram 163 entrevistados, sendo 8 turmas de 50 matriculados no inicio do curso.
O questionário:
Você cursa Licenciatura e Bacharelado juntos?
Se não a qual se dedica?
Da prioridade a alguma das duas formações? Por que?
Pretende conciliar ensino e pesquisa profissionalmente? Como e por que?
Visa alguma pós graduação?
( ) Especialização em Ensino de Sociologia
( ) Mestrado ( ) Doutorado ( ) Outros. Quais?
Tem por objetivo o ensino acadêmico? Por que?
Pretende lecionar Sociologia no Ensino Médio da rede publica?
Qual o grau da sua motivação para lecionar Sociologia no Ensino Médio da rede publica? ( ) baixo ( ) médio ( ) alto. Por que?
O resultado demonstrou o que havia formulado em minha hipótese inicial: a tendência a uma maior valorização do Bacharelado em função de uma condição melhor de status e prestigio, em que exercer um trabalho de ensino e pesquisa na academia seria para esses alunos mais importante e relevante do que um trabalho na educação básica com jovens do Ensino
Médio:
Esse fato também se dá pela idéia de o Ensino Superior é melhor remunerado que o Ensino Médio, o que nem sempre condiz com a realidade. Além desse fora também argumentado o fato da facilidade de se trabalhar com adultos no caso da universidade, pelo interesse espontâneo que estes tem pelas aulas e pelo conteúdo por ser de livre opção. Porém sabemos que isso também não é regra no Ensino Superior.
Outros simplesmente não possuem interesse em lecionar em nenhum dos dois níveis e optam pelo