Campos de atuação da enfermagem
O exercício de Enfermagem desenvolve-se de forma integrada, considerando os principais eixos: promoção da saúde, cuidado holístico e gestão e gerência. Para que eficiência, desde a formação, o profissional da Enfermagem já se vê com um leque de oportunidades para sua atuação onde melhor se adaptar, podendo atuar em diversos setores na profissão.
O Enfermeiro presta cuidados de maior complexidade a pacientes; dirige instituições de ensino de enfermagem e de saúde pública ou privada; chefia, coordena e gerencia serviços e unidades de saúde e de enfermagem; planeja, organiza, implementa e avalia os cuidados de enfermagem. Realiza consultoria e emite parecer sobre questões relativas à saúde e à Enfermagem, em particular. Desenvolve atividades como educador em diferentes serviços. Como integrante da equipe de saúde, participa do planejamento, execução e avaliação dos programas de saúde e da capacitação de recursos humanos. No campo da pesquisa, desenvolve trabalhos científicos com a finalidade de orientar, reorientar e confirmar a prática e o ensino de enfermagem e/ou apontar possibilidades de atuação profissional. Exerce, ainda, atividades no ensino fundamental, médio e superior, em cursos de auxiliar e técnico de Enfermagem e em programas de aperfeiçoamento e treinamento de recursos humanos.
ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM HOJE
Entre os campos de atuação citados por alguns sites, são citados setores tão diversificados que vão desde a tradicional Enfermagem geral no atêndimento ao paciente adulto com equipes com técnicos e auxiliares, até áreas relativamente mais recentes como Gestão de projetos e a Enfermagem do trabalho. Uma lista de possíveis campos retirada de um portal sobre vestibular dá uma noção ao adolescente de suas possibilidades, se seguir a profissão. Abaixo, a lista:
Enfermagem geral
Comandar equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem no atendimento a pacientes.
Enfermagem geriátrica
Atender idosos, doentes ou não, em domicílio,