Campo society
O quadro de BPDU contém 12 campos distintos que são utilizados para comunicar informações de caminho e prioridade que o STP utiliza para determinar a bridge raiz e os caminhos para a bridge raiz.
O processo BPDU
Cada switch no domínio de broadcast presume inicialmente que é a bridge raiz para a instância de spanning tree, desse modo os quadros de BPDU enviados contêm o BID do switch local como a ID de raiz. Por padrão, os quadros de BPDU são enviados a cada 2 segundos depois de um switch ser inicializado; ou seja, o valor padrão do temporizador hello especificado no quadro de BPDU é de 2 segundos. Cada switch mantém as informações locais sobre seu próprio BID, ID de raiz e o custo de caminho para a raiz.
Quando os switches adjacentes recebem um quadro de BPDU, eles comparam a ID de raiz do quadro de BPDU com a ID de raiz local. Se a ID de raiz no BPDU for mais baixa do que a ID de raiz local, o switch atualiza a ID de raiz local e a ID em suas mensagens de BPDU. Estas mensagens servem para indicar a nova bridge raiz na rede. Além disso, o custo de caminho é atualizado para indicar a distância da bridge raiz. Por exemplo, se o BPDU foi recebido em uma porta de switch Fast Ethernet, o custo de caminho seria definido como 19. Se a ID de raiz local for inferior à ID de raiz recebida no quadro de BPDU, o quadro de BPDU será descartado.
Depois que uma ID de raiz for atualizada para identificar uma nova bridge raiz, todos os quadros de BPDU subsequentes enviados daquele switch conterão a nova ID de raiz e o custo de caminho atualizado. Desse modo, todos os outros switches adjacentes podem ver a ID de raiz mais baixa sempre identificada. Como os quadros de BPDU passam entre outros switches adjacentes, o custo de caminho é atualizado continuamente para indicar o custo de caminho total até a bridge raiz. Cada switch no Spanning tree utiliza seus custos de caminho para identificar o melhor caminho possível para a bridge raiz.
Configurar e verificar o