Campo magnético
Roteiro 5
Questão 1.
Maglev é um trem flutuante supercondutor, esses sistemas de levitação magnética e propulsão são resfriados com nitrogênio líquido a uma temperatura negativa de 196°C.
Há uma bobina magnética ao longo dos trilhos que repele os grandes ímãs supercondutores sobre o trem, permitindo que levite entre 1 e 10 cm sobre o trilho guia, um sistema eletrônico controla a levitação a uma altura constante.
Um campo magnético levita o trem em linha reta, a linha pode ser ajustada de acordo com as necessidades. Um sistema de controle verifica as condições de operação dos trens ao longo da linha. E os trens se comunicam por um sistema de transmissão de rádio.
A velocidade máxima alcançada pelo trem é de aproximadamente 500 quilômetros por hora. O maglev permite inclinação de 15% enquanto trens convencionais apresentam apenas 4% de inclinação.
Os passageiros ficam livres para andar durante toda a viagem dentro do trem. Os inovadores sistemas de propulsão eliminam a necessidade de rodas, freios, motores e dispositivos para captar, converter e transmitir energia elétrica.
Consequentemente os maglevs são mais leves, silenciosos e menos sujeitos ao desgaste que os trens convencionais.
Figura - Shanghai Maglev
Questão 2.
No vídeo apresentado é possível verificar o fenômeno da levitação magnética, onde um aparelho é ligado com uma bobina de baixa resistência elétrica que provoca o surgimento de uma corrente elétrica induzida em um condutor.
Segundo as Leis de Faraday e Lenz as correntes elétricas geram outro campo magnético que se opõe ao campo criado pela bobina, a interação entre esses campos opostos gerará uma força de repulsão que consegue suspender um objeto. Então a bobina funciona como um eletroímã e ao aproximar a cuba metálica há uma repulsão, que faz com que a mesma flutue.
Um líquido é colocado dentro do recipiente, um bastão de madeira pressiona a cuba para que ela encoste-se ao aparelho que provoca a