campo magnetico
O objetivo deste experimento é estudar a interação entre o campo de indução magnética produzida por um imã permanente e a corrente elétrica em um fio e descrever a experiência realizada no laboratório de física com o intuito de observar a orientação das linhas de campo magnético e comprovar conceitos ministrados pelo professor em sala de aula.
2. INTRODUÇÃO:
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo magnético com seus pólos próximos aos pólos geográficos da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento da distância da sua fonte.
O campo magnético da Terra circula e atravessa toda superfície da maneira razoavelmente parecida com o campo produzido por um dipolo
É conhecido que uma bússola se alinha à direção do campo magnético existente naquela região. Em laboratório, se for gerado um campo magnético nas proximidades da bússola, ela não se alinhará mais somente de acordo com o campo magnético da Terra, mas sim de acordo com o campo resultante entre o da Terra e o gerado artificialmente.
A direção das linhas campo campo magnético de um ímã, demonstradas pelo alinhamento da limalha de ferro sobre colocado sob uma ímã. A alta permeabilidade magnética das limalhas individuais faz com que o campo magnético seja maior nas pontas delas. Isto faz com que as limalhas individuais atraiam umas às outras, formando grupos alongados que desenham linhas. Não se espera que estas linhas sejam linhas de campo precisas para este magneto, mais ainda, a magnetização do próprio ferro deve alterar o campo magnético.
3. RELAÇÃO DE MATERIAIS:
3.1 – Relação de materiais da bússola
Material:
1 Imã
Recipiente com profundidade de pelo menos 5 cm
Água
Papel absorvente
Agulha.
3.2 – Relação de materiais das linhas de indução