Campo elétrico do disco
Física 3 experimental
Grupo 2: Davi Rodrigues 06/82152 André Luiz 07/01815 Pedro Lisbão 06/93367
Experimento 1
Uso de medidores elétricos
I) Objetivo
Aprender sobre a manipulação e uso de medidores elétricos. Desenvolver a capacidade de montar e analisar circuitos elétricos utilizando voltímetro, amperímetros e ohmimetros analógicos e digitais, resistores e uma fonte de alimentação.
II) Introdução teórica
Neste experimento iremos nos familiarizar com os instrumentos que serão mais utilizados ao longo do curso de física 3 experimental. Entre eles estão: o Amperímetro, o Galvanômetro, o Voltímetro, o Ohmímetro e Multímetro.
Para realizar os experimentos iremos trabalhar tanto com instrumentos digitais como analógicos. Os instrumentos analógicos indicam o valor da grandeza medida através de uma variação proporcional de uma outra grandeza. O mais famoso entre eles é o Galvanômetro. Os medidores digitais dão valores medidos em um mostrador numérico com uma precisão superior que a de um instrumento digital.
Instrumentos:
Amperímetro
O nome amperímetro vem a unidade de corrente elétrica ampére (A) (Coulomb por segundo) e como o próprio nome exemplifica, ele mede do fluxo de cargas elétricas passando através de um condutor. Para se medir a corrente que passa por um circuito é necessário montar o amperímetro em série. O amperímetro ideal não produz variação na voltagem isto é, sua resistência teria de ser nula. Dessa forma é necessário que o Amperímetro tenha uma resistência desprezível no sistema.
A montagem de um amperímetro se baseia na associação em paralelo de um galvanômetro e uma resistência, chamada “shunt”, essa resistência serve para aumentar a acuidade do amperímetro, ao permitir que certa corrente passe por ele impede que a corrente queime o galvanômetro como multiplica o fator de escala.
Galvanômetro
O principio de funcionamento do galvanômetro é uma bobina de várias