Campo eletrico
O objetivo desse experimento é de demonstrar visualmente a existência das linhas de força através do mapeamento de campo elétrico gerado pela produção de uma tensão com um gerador de Van der Graaf excitando eletrodos de formatos diferentes.
Material Utilizado * Gerador de Van de Graf * Retroprojetor * Óleo de Rícino * Alpiste * Anéis, placas e ponteiras metálicas * Cabos
Conclusão
A partir do exposto conclui-se que as linhas de força são linhas imaginarias que são traçadas ao redor de uma carga elétrica ou de uma distribuição de cargas e servem para mostrar o comportamento do campo elétrico numa certa região do espaço e que quanto maior a intensidade do campo, maior a densidade de linhas.
Resultados
As linhas do campo elétrico foram traçadas de acordo com o ajuste do alpiste ao campo elétrico gerado pelos anéis, placas e ponteiras metálicas.
As linhas de campo elétrico servem para mostrar o comportamento do campo elétrico numa certa região.
Foi observado que quanto mais próximas estão as linhas do campo elétrico, mais intenso e o campo.
Fundamentação Teórica
Gerador de Van de Graff
No gerador eletrostático, uma correia isolante recebe cargas superficiais que passam a ser transportadas a outro eletrodo, onde são removidas (como uma escada rolante transporta pessoas).
Caracterizando-se assim uma corrente elétrica suficiente para gerar uma voltagem elevada por um curto período de tempo.
O gerador eletrostático (Van de Graaff), pode ser entendido como uma esfera metálica isolada da terra que é permanentemente carregada (positiva ou negativamente) através desta correia. Por sua vez, esta correia, é carregada pelo atrito entre a polia e a correia (como se alguém continuamente esfregasse um bastão de plástico em um pedaço de feltro e encostasse o bastão na correia).
Campo elétrico e Linha de Força
Um campo eléctrico é o campo de força provocada por