Campo eletrico
Introdução:
O Cientista inglês Michael Faraday ( que introduziu a idéia de campos elétricos no século XIX), imaginava que o espaço nas vizinhas de um corpo carregado era ocupado por linhas de forças. Embora não se acredite mais na existência dessas linhas, hoje conhecidas como linhas de campo elétrico, elas são uma boa maneira de visualizar os campos elétricos.
Objetivo: O objetivo da aula pratica é mostrar as linhas equipotenciais de um campo elétrico gerado por dois eletrodos, através da localização de pontos (de mesmo potencial elétrico) com o auxilio do multímetro.
Medologia:
Material Utilizado: Bandeja Plástica, Líquido condutor, Multímetro, 2 Eletrodos Circulares, 2 Eletrodos Retos (Paralelos), Papel Milimetrado, Gerador de tensão de 24v.
Colocar o líquido na bandeja , em seguida colocar os eletrodos (conectados ao gerador )afastados a uma distancia de aproximadamente 26 cm e encontrar usando o multímetro:
5 pontos de 5v
2 pontos de 10v
2 pontos de 12v
2 pontos de 15v
Em seguida marcar no papel milímetrado a localização dos mesmos.
O resultado das marcações dos pontos requeridos para os eletrodos paralelos e circulares estão mostrados respectivamente, a seguir:
Conclusão: No primeiro experimento com os eletrodos em paralelo os pontos de mesmo potencial elétrico tinham os mesmos valores no eixo x (mesma linha). Assim, pudemos concluir a que a prática comprovou a teoria de que uma placa infinita com uma distribuição uniforme de cargas gera um campo com linhas perpendiculares em relação a ela.. E duas placas de cargas opostas gera um campo ,entre elas ,de linhas paralelas. No segundo experimento os pontos encontrados estavam mais distribuídos, mas pode- se notar que os pontos de mesmo potencial elétrico seguiam as linhas de força como mostrado na figura