CAMPO EL TRICO 1
O Campo Elétrico pode ser entendido como uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado Q e, ao colocarmos uma outra carga q ( carga de prova) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga q.
A unidade SI para o campo elétrico é o newton por coulomb (N/C)
LINHAS DE FORÇA
As linhas de força são linhas a partir das quais pode-se visualizar a configuração do campo elétrico de uma dada distribuição de cargas no espaço. Elas são traçadas de forma que:
A tangente a cada ponto da linha é a direção do campo elétrico; O número de linhas por unidade de área de uma superfície perpendicular à direção das linhas é proporcional ao módulo do campo.
EC > EB > EA
As linhas saem das cargas positivas e chegam nas cargas negativas.
Duas linhas de campo nunca se cruzam.
O CAMPO ELÉTRICO DEVIDO A UMA CARGA PONTUAL
Como
então:
Campo elétrico em função da carga e da distância
Duas cargas de mesmo módulo e sinal (campo é nulo no plano mediador)
Dipolo elétrico:
Um dipolo elétrico é constituido por duas cargas elétricas iguais e de sinais contrários, separadas por uma distância pequena em relação às outras distâncias.
CAMPO DE VÁRIAS CARGAS PUNTIFORMES:
O campo elétrico criado por uma carga geradora é independente dos demais. O campo resultante representa a superposição de todos os campos atuantes simultaneamente, sendo, portanto, a soma vetorial dos campos produzidos por cada carga naquele ponto.
CAMPO ELÉTRICO UNIFORME
Um campo elétrico é uniforme em uma região do espaço quando em qualquer ponto dessa região o vetor campo elétrico é constante (em módulo,direção e sentido).
Nesse caso, as linhas de força do campo na região considerada são linhas retas e paralelas entre si.
UMA CARGA PONTUAL EM UM CAMPO ELÉTRICO
A força elétrica que age na carga elétrica q colocada em P é dada pelo produto do valor da carga q pelo vetor campo elétrico E