campeonato
Foi a vigésima edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorreu no Brasil, anfitrião da competição pela segunda vez. Com 12 cidades-sede, o campeonato começou a ser disputado no dia 12 de Junho e terminou em 13 de Julho. A edição de 2014 foi a quinta realizada na América do Sul, depois de a Argentina ter sediado o torneio pela última vez no continente em 1978. O Brasil foi a última sede do torneio mundial escolhida através da política de alternância de continentes, que foi iniciada a partir da escolha da África do Sul como a sede da Copa do Mundo de 2010.
As selecções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em Junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Uns totais de 64 jogos foram jogados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, iniciando o torneio com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, as partidas usaram a tecnologia goal-line. No dia 15 de Junho, na partida entre França e Honduras, aconteceu o primeiro gol oficial a utilizar o sistema.
Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) qualificaram-se para esta competição. Nesta edição, a Alemanha sagrou-se campeã pela quarta vez (a primeira depois da reunificação do país), repetindo as vitórias nas edições de 1954, 1974 e 1990. Foi a primeira vez que uma selecção europeia conquistou o título no continente americano. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por selecções sul-americanas.
De acordo com estatísticas da FIFA, esta foi a Copa a mais poluente da história (2,72 milhões de toneladas métricas de