Campanha
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
[pic]
APOSTILA BÁSICA DE NORMAS TÉCNICAS
PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rio de Janeiro
2007
SUMÁRIO DA APOSTILA
1 – APRESENTAÇÃO
2 - CONCEITOS IMPORTANTES
3 - ORIENTAÇÕES GERAIS
4 – ELEMENTOS QUE COMPÕEM UM projeto de pesquisa
4.1 – INTRODUÇÃO
4.2 – OBJETIVOS
4.3 – HIPÓTESES
4.4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
4.5 – JUSTIFICATIVA
4.6 – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
4.7 – CRONOGRAMA
4.8 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (Fontes)
1 – APRESENTAÇÃO
Esta apostila básica tem por finalidade orientar e normatizar a produção de trabalhos científicos no curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá. Sua produção destina-se à disciplina de Projetos Experimentais II, ou seja, à preparação do projeto de pesquisa da monografia, disciplina do curso de graduação, no 7º período.
Seguindo as orientações dadas pela ABNT, compreende-se um projeto de pesquisa como aquele produzido a partir das técnicas de estudo sistemático e pesquisa metodológica, possuindo parâmetros formais normatizados. Assim, em todo projeto de pesquisa deve constar: introdução, objetivos, hipóteses, fundamentação teórica, justificativa, procedimentos metodológicos, cronograma e referências bibliográficas.
Visando a elaboração da monografia posteriormente (no 8o período), o tema do projeto de pesquisa a ser escolhido deverá priorizar um campo mais restrito de pesquisa, levando-se em conta as limitações do aluno da graduação, já que, embora indique condições específicas de uma pesquisa, o trabalho monográfico da graduação não se pretende à divulgação de observações profundas no campo da especialização, com o propósito de informar e descrever objetiva e sistematicamente os fatos. Recomenda-se ao aluno que o trabalho monográfico seja resultado de uma