Todos
No Brasil, o idioma nacional é o português, também chamado de língua portuguesa.
No mundo, milhares de pessoas falam a nossa língua:
- No Continente Europeu, em Portugal;
- No Continente Americano, no Brasil;
- No Continente Asiático, em Goa, Diu, Damão e Macau;
- Na Oceania, em Timor Leste.
- No Continente Africano, em Açores, na Ilha da Madeira, em Angola, no Arquipélago de Cabo Verde, em Guiné-Bissau, em Moçambique e nas Ilhas de São Tomé e Príncipe.
[pic]
ORIGENS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
A Língua Portuguesa originou-se da língua latina que era falada pelos romanos na Península Ibérica, que compreende atualmente Portugal e Espanha.
No século III a.C. , combatendo os cartagineses, os romanos invadiram a Península Ibérica e, vitoriosos, anexaram ao Império Romano a região dominada. Os mais diferentes povos da Península, numa convivência constante com os dominadores nos tribunais, nos templos, na vida diária, viram-se obrigados a aprender o latim falado pelos invasores.
Convém salientar que o latim levado para as mais diversas regiões conquistadas era uma língua apenas falada e utilizada só pelo povo, sem instrução formal, sem elegância ou cuidado vocabular. Esse era o latim vulgar que daria origem a outras novas línguas.
O latim vulgar era a língua predominante até o século V d.C. Nesse mesmo século povos bárbaros de origem germânica, invadiram a península.
Com o esfacelamento do Império Romano pouco a pouco a língua latina, não mais ensinada nas escolas, mutila-se, transformando-se em uma mistura entre o latim vulgar e os dialetos ibéricos, culminando com o aparecimento do romanço ou romance.
No século VIII, há nova invasão na Península Ibérica – a dos árabes. O domínio árabe acabou contribuindo para aumentar as diferenças entre os vários romanços. Algumas