Campanha O Petr Leo Nosso
Everton, Vitória.
Campanha o petróleo é nosso
"O petróleo é nosso!" é uma frase que se tornou famosa ao ser pronunciada, por ocasião da descoberta de reservas de petróleo na Bahia, pelo então presidente da república Getúlio Vargas e que, mais adiante, se tornou lema da Campanha do Petróleo, patrocinada pelo Centro de estudo e defesa do petróleo e promovida por nacionalistas, que culminou na criação da empresa petrolífera nacional, a Petrobras. Após tornar-se famosa, historiadores descobriram que a frase foi criada por Otacílio Raínho, professor e diretor do Colégio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, um marqueteiro casual.
Entre a primeira concessão para exploração de petróleo no Brasil e a criação da Petrobras, em 1953, decorreram 89 anos. O país assistu à polêmica entre o escritor Monteiro Lobato e o governo Getúlio
Vargas - resumida na famosa Carta Getúlio. O Brasil dividiu-se, então, entre os nacionalistas e os defensores do capital estrangeiro
(apelidados pejoratvamente de entreguistas por seus opositores).
A Campanha do Petróleo resultou vitoriosa, com a criação da
Petrobras.
Descoberta do petróleo
• Em 1938, o governo decidiu explorar um poço em Lobato, bairro de Salvador, na Bahia, e técnicos constatam a existência de petróleo. É criado o Conselho nacional do petróleo, e as jazidas minerais passam a ser consideradas propriedade estatal.
• Em 1941, foi descoberto o primeiro poço de exploração comercial, em Candeias, no Recôncavo Baiano. De 1939 a
1953, foram perfurados 52 poços no país, descobrindo se vários campos para a exploração. Contudo, no início da década de 1950, o Brasil ainda importava 93% dos derivados que consumia.
Petrobras
• A Petrobras é uma empresa de economia mista, ou seja, tem a atuação controlada pelo Estado que detém mais da metade das suas ações ordinárias.
Com um faturamento de US$72,3 bilhões de dólares, possui 63 sondas de perfuração sendo 44 marítimas, 12.895